Com o término da Copa América 2024, chega agora a hora de analisar, através dos dados fornecidos pela SICS, em parceria com a Sports Data Campus, os destaques individuais em diferentes aspetos. Assim, este artigo tem como objetivo analisar os jogadores que se destacaram, trazendo abaixo, diferentes métricas aplicadas ao jogo, ao longo do torneio, abordando não apenas os habituais golos e assistências, mas também outras estatísticas importantes como passes chave, passes chave recebidos, cruzamentos, duelos vencidos, evidenciando o desempenho individual traduzido em contribuições significativas para as suas equipas e, consequentemente, para o sucesso no torneio.

DUELOS GANHOS

Neste capítulo, aparecem como expectável três defesas no top-3 de maiores índices de duelos ganhos durante a Copa América: Romero (87%), Lichnovsky (83,9%) e Balbuena (81,3%).

Romero sagrou-se novamente campeão continental e obteve o maior índice de duelos vencidos, aéreos e terrestres, demonstrando muita força defensiva, seguido por dois jogadores que participaram apenas na fase de grupos, o chileno Lichnovsky e o paraguaio Balbuena, mostrando que não foi pela sua fraca performance defensiva que as respetivas seleções foram eliminadas precocemente. Alias, no caso do Chile, a seleção apenas sofreu um golo em toda a fase de grupos, sendo a par com a seleção do México as melhores defesas na fase de grupos e, curiosamente, acabaram ambas por cair na fase de grupos.

PASSES-CHAVE

Em termo de passes-chave realizados, dois destaques, tal qual na competição: Valverde (40)e James Rodriguez (36) e, para fechar o top, o surpreendente Luís Romo (25).

Valverde, já há alguns anos peça importante no meio-campo do atual campeão europeu de clubes, Real Madrid, também o é naturalmente no meio-campo uruguaio, onde acaba por desempenhar uma função ligeiramente diferente daquela que lhe é atribuída por Ancelotti. Num papel de mais organizador, o craque uruguaio é também capaz de o fazer, sendo o patrão de todas as ações ofensivas do Uruguai ao longo do torneio e contabilizando 40 passes-chave ao longo de 6 jogos.

Já James Rodriguez tem-nos habituado a performances exuberantes com a seleção colombiana, e desta vez, voltou a corresponder, fazendo mais uma competição internacional de alto nível, sendo referência técnica, numa equipa que esteve invicta por tempo significativo. A jogar na habitual posição ‘10’, mas, procurando assumir a fase de construção colombiana em terremos mais recuados, o médio do São Paulo foi o principal construtor e criador de jogo da Colômbia, somando 36 passes-chave, dos quais 6 resultaram em assistências para golo e foram um grande contributo para o segundo lugar que a sua seleção conseguiu alcançar.

Em terceiro lugar, ficou Luís Romo. O agora médio do Cruz Azul nem começou a competição a titular e a sua equipa nem passou da fase de grupos. Contudo, em apenas 3 jogos, Romo que entrou aos 30 minutos do primeiro jogo após a infeliz lesão de Edson Alvarez, assumiu a batuta do meio-campo mexicano e fez 25 passes-chave ao longo da Copa América.

PASSES-CHAVE RECEBIDOS

Valverde, teve dois companheiros sempre prontos para receber os seus passes em Darwin Nunez (36) e De La Cruz (29). Darwin foi sempre muito prolífico e fez dois golos, valor próximo ao xG do próprio no torneio, enquanto De La Cruz forneceu duas assistências através dos passes-chave que recebeu, atuando sempre nas entrelinhas adversárias.

Também James teve em Luís Díaz o seu parceiro no crime, com 29 passes-chave recebidos ao longo do torneio por parte do avançado do Liverpool. Díaz apontou dois golos nesta edição da Copa América e foi sempre o principal desequilibrador da Colômbia no torneio, partindo sobretudo do corredor esquerdo.

Copa América 2024

CRUZAMENTOS

Os laterais esquerdos Eric Davis e Mojica, panamenho e colombiano, respetivamente, estiveram presentes dentro dos atletas que efetuaram mais cruzamentos na Copa América, um com 15 e outro com 10, enquanto o meio campista uruguaio Nandez, que jogou a lateral- direito, efetuou 12. Contudo, destes jogadores e destes cruzamentos todos apenas Eric Davis foi capaz de fazer uma assistência ao longo do torneio.

 

xA

No topo das ‘Expected Assists’ temos destaque novamente para James Rodriguez (10,4), e também para Lionel Messi (6,4) e De La Cruz (6). Destaca-se novamente que James e De La Cruz são importantes no processo criativo das suas respetivas equipas.

James Rodriguez foi o grande destaque da competição e da seleção colombiana, como já escrito, anteriormente. Impressionou a todos pelo bom futebol, liderança técnica e foi o responsável direto pelo bom futebol praticado.

De La Cruz atuou como titular em 4 de 5 partidas, num meio campo bastante qualificado e forte, merecendo o reconhecimento que os números corroboram.

Já Messi, mais uma vez campeão com a Argentina, talvez numa altura sem o mesmo protagonismo de números, mas tendo a mesma importância, quase sobrenatural, para a sua equipa, adeptos e país. Não é preciso apresentar este jogador e dizer de que maneiras influencia o jogo. Craque. Eterno.

ASSISTÊNCIAS

Mais uma vez, ele: James Rodriguez, com 6 assistências, destoando dos demais neste aspeto.

GOLOS e xG

O artilheiro da Copa América foi Lautaro Martinez com 5 golos, mesmo tendo sido titular em apenas dois jogos. Rondón, da Venezuela foi o vice artilheiro com 3 golos. Considerando o “Expected Goals(xG), Lautaro não figura entre o top 3, o que faz o seu número de golos ainda mais significativo. Já Rondón foi o que teve maior índice, (com 3,38) próximo ao de golos assinalados, provando o excecional avançado que é.

Seguindo com xG, tivemos Darwin Nuñez com 3,28 (fez dois golos no torneio) e Messi com 3 (marcou apenas 1 golo).

Com isto, encerramos a cobertura, análises de dados e publicações, agradecendo à Sport Data Campus, à SICS e ao responsável pelo projeto na versão portuguesa, André Silveira pela oportunidade e a todos que acompanharam e partilharam as nossas publicações.

Relatório preparado pelos alunos do Sports Data Campus:

André Borges

www.linkedin.com/in/andré-borges-6ba0011b7

 

 

 

INFORMA-TE

Sobre as nossas bolsas disponíveis e condições especiais